HOME > Germina.Cciones... Brasil > Germina.Cciones... Porto Alegre 2014
altPortada BRASIL
  pesquisar no site |   mapa do site

Germina.Cciones... Porto Alegre 2014

  en castellano        EM PORTUGUÊS

alt

Germina.Cciones... Porto Alegre
I Encontro de Criação Colaborativa do PPGMus da UFRGS
Porto Alegre, 7 a 12 de abril de 2014

altCHAMADA em pdf ver convocatoria en castellano
altPROGRAMAÇÃO

INÍCIO APRESENTAÇÃO CHAMADA DE PARTICIPANTES INSCRIÇÃO FICHA TÉCNICA

Apresentação

Germina.Cciones... Porto Alegre é um evento que reúne pesquisa, debates e desenvolvimento de projetos criativos em música, com ênfase no trabalho colaborativo entre a performance e a composição. Nasce da parceria entre o Programa de Pós-graduação da UFRGS e a plataforma cultural internacional Germina.Cciones... Primaveras Latinoamericanas, e seu objetivo é promover a reflexão sobre o ato criativo como processo de consciência, conhecimento e transformação pessoal, compartilhando a criação através do diálogo, respeito e escuta recíproca, de maneira coletiva. Sua implementação abrange, além de comunicações, debates e conferências, uma Oficina de Criação Compartilhada voltada a projetos musicais propostos pelos próprios participantes. Neste sentido, Germina.Cciones.... Porto Alegre é um evento aberto à participação de músicos, pesquisadores e agentes culturais, cuja atuação profissional aborda processos colaborativos de criação musical ou artística.

A realização da Oficina de Criação Compartilhada durante Germina.Cciones... Porto Alegre estará sob a direção do compositor Luca Belcastro e se dará através de grupos de trabalho previamente formados (ver chamada abaixo). Nessa ocasião, compositores criarão projetos composicionais em discussão com os intérpretes ou grupos encarregados da criação de performance, de maneira a promover a interação entre os processos artísticos envolvidos. Os projetos iniciados durante a Oficina serão finalizados nos meses subsequentes e estreados no mês de outubro de 2014, nas diferentes cidades representadas pelos grupos ou intérpretes participantes, integrando o festival Prismas - Festival Permanente de Creación Latinoamericana.

INÍCIO APRESENTAÇÃO CHAMADA DE PARTICIPANTES INSCRIÇÃO FICHA TÉCNICA

Chamada de participantes

Pessoas e grupos interessados em participar de Germina.Cciones... Porto Alegre são convidados a responder as chamadas específicas abaixo, de acordo com o seu interesse de atuação no evento:

1. Performance: músicos ou grupos interessados em participar da Oficina de Criação Compartilhada devem enviar uma proposta de atuação, especificando instrumentação disponível e detalhando (se houver) características específicas que gostariam de desenvolver em seu projeto através da interação com compositores participantes. Esse material será analisado pela comissão artística de Germina.Cciones... Porto Alegre, que se encarregará de mediar entre as propostas de compositores e intérpretes, formando os grupos de trabalho atuantes na Oficina de Criação Compartilhada.

Juntamente com a proposta de atuação, proponentes de performance devem anexar à inscrição os seguintes dados: nome completo, nome artístico, e-mail, telefone, currículo resumido e links para gravações em áudio e/ou vídeo.


2. Composição: compositores também são convidados a participar da Oficina de Criação Compartilhada, manifestando interesse em compor música para os intérpretes e grupos musicais colaboradores do evento, de acordo com as seguintes possibilidades:

a) Uma nova partitura para intérpretes ou grupos que venham a integrar a Oficina através da chamada de performance;
b) Uma nova partitura para o Ipê Ensemble (flauta doce [sop., alt., ten. - 1 executante], 2 trompetes, piano, escaleta, percussão [marimba 5 oitavas, caixa clara, três tom toms, surdo grave, três pratos, 5 gongos tailandeses, bumbinho - 1 executante], coro SATB). Obs.: serão aceitas propostas de partituras para subgrupos (2 ou mais músicos) do Ipê Ensemble;
c) Uma nova partitura para o Quarteto de Madeiras da UFRGS (flauta transversa, oboé, clarinete em si bemol, fagote);
d) Uma nova partitura para o duo HoffParú (dois violões);
e) Uma nova partitura de micropeças didáticas para instrumento solo (máximo 5), para integrarem o projeto Yareta da plataforma cultural internacional Germina.Cciones... Primaveras Latinoamericanas.

Juntamente com a proposta de atuação, proponentes de composição devem anexar à inscrição os seguintes dados: nome completo, nome artístico, e-mail, telefone, currículo resumido e partituras de duas composições para qualquer formação em .pdf.

Solicita-se ainda que, em sua inscrição, os compositores proponentes forneçam uma ordem dos pontos a, b, c, d, e acima de acordo com sua preferência de atuação na Oficina de Criação Coletiva, a fim de facilitar o processo de mediação entre os participantes.

IMPORTANTE: não serão aceitas propostas de execução de partituras previamente finalizadas, pois o objetivo da Oficina é o desenvolvimento compartilhado de projetos de criação musical entre compositores e intérpretes.

OBSERVAÇÃO: compositores e intérpretes podem apresentar propostas conjuntas de atuação na Oficina de Criação Compartilhada.


3. Comunicação de pesquisa: trabalhos de pesquisa serão integrados ao evento através de sessões de comunicações com duração de 25 minutos cada (15' de apresentação + 10' de discussão), realizadas nos dias 8 a 11 de abril em Porto Alegre (em horário não simultâneo à Oficina de Criação Compartilhada), juntamente com uma programação de conferências, mesas redondas e outras atividades de discussão e debate sobre o tema do encontro. Serão bem-vindos trabalhos voltados à criação colaborativa em música ou outras artes, em formato de texto a ser publicado online nos anais do evento. Além de projetos de pesquisa, os trabalhos participantes podem decorrer de produção artística e cultural ou experiências (de ensino ou relatos de caso, por exemplo), e devem explicitar problemática, objetivos pretendidos e procedimentos metodológicos, apresentando conclusões finais ou preliminares. Serão aceitos textos em português (língua oficial do evento), espanhol e inglês, com extensão de até oito páginas. A formatação deve ser adequada ao seguinte template:

Template - pdf
Template - doc

Os trabalhos aceitos para comunicação serão publicados nos anais online do evento, com ISSN.

Juntamente com o texto (em .doc ou .docx), os proponentes de comunicações devem anexar à inscrição os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone e currículo resumido.


4. Ouvinte/observador: todas as atividades de Germina.Cciones... Porto Alegre são abertas ao público ouvinte interessado, inclusive a Oficina de Criação Compartilhada, mediante inscrição prévia. Os dados necessários para a inscrição são: nome completo, e-mail, telefone e currículo resumido.

INÍCIO APRESENTAÇÃO CHAMADA DE PARTICIPANTES INSCRIÇÃO FICHA TÉCNICA

Inscrição

Todas as inscrições devem ser realizadas através de mensagem para o e-mail portoalegre.germinaciones@gmail.com, com as informações solicitadas acima, de acordo com a modalidade de participação. Os participantes podem enviar propostas para mais de uma modalidade. Observações, dúvidas e demais questões específicas também podem ser discutidas através do e-mail do encontro.

A data limite de inscrição é 3/03/2014.

IMPORTANTE (Compositores): ao efetivar sua inscrição, os participantes compositores se comprometem a concluir a composição projetada até o dia 31/07/2014, repassando aos intérpretes correspondentes partitura e partes (se houver) editadas de forma legível.

IMPORTANTE (Intérpretes): ao efetivar sua inscrição, os participantes intérpretes ou grupos se comprometem a realizar a performance da(s) composição(ões) projetada(s) a partir de outubro de 2014, em condições de apresentação a serem definidas de acordo com cada caso.

INÍCIO APRESENTAÇÃO CHAMADA DE PARTICIPANTES INSCRIÇÃO FICHA TÉCNICA

Ficha técnica

Comissão organizadora
Prof. Dr. Antônio Carlos Borges-Cunha (UFRGS)
Bruno Angelo (Germina.Cciones... Porto Alegre)
Profa. Dra. Catarina Leite Domenici (UFRGS)
Prof. Me. Daniel Mendes (EST, Germina.Cciones... Porto Alegre)
Luca Belcastro (Germina.Cciones... Primaveras Latinoamericanas)
Touanda Beal (Germina.Cciones... Porto Alegre)

Comissão científica
Profa. Dra. Ana Cláudia Assis (UFMG)
Profa. Dra. Catarina Leite Domenici (UFRGS)
Profa. Dra. Helena Marinho (Universidade de Aveiro)
Prof. Dr. Jônatas Manzolli (Unicamp)
Profa. Dra. Sara Carvalho (Universidade de Aveiro)

Comissão artística
Prof. Dr. Antônio Carlos Borges-Cunha (UFRGS)
Luca Belcastro (Germina.Cciones... Primaveras Latinoamericanas)
Prof. Dr. Felipe Adami (UFRGS, Germina.Cciones... Porto Alegre)
Me. Germán Grás (Germina.Cciones... Porto Alegre)
Colaboradores participantes da Oficina de Criação Compartilhada

Coordenação da Oficina de Criação Compartilhada
Luca Belcastro (Germina.Cciones... Primaveras Latinoamericanas)

Comunicação
Andrea Morera López (Germina.Cciones... Porto Alegre)
Carolina Jung do Amaral (Germina.Cciones... Porto Alegre)
Thaís Aragão (Germina.Cciones... Porto Alegre)

INÍCIO APRESENTAÇÃO CHAMADA DE PARTICIPANTES INSCRIÇÃO FICHA TÉCNICA